Governança e sustentabilidade avançam como pilares estratégicos no mercado imobiliário

Posts Recentes
Categorias
Tags
Casa Cast

Ouça nosso último Podcast em uma de nossas plataformas digitais e fique por dentro das últimas noticias

Em Goiânia, a Sousa Andrade Construtora integra um grupo ainda restrito que adota o ESG como eixo central de gestão e acaba de renovar quatro certificações internacionais

 

Data da publicação: 11/08/2025 – 19h09
Fonte: Revista Kdea 360 Online – Niterói (RJ)

Segundo o estudo “A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras: Avanços e Desafios 2024”, realizado pela Beon ESG em parceria com a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, 51% das empresas no Brasil possuem uma estratégia de sustentabilidade formalizada, e 64% já reconhecem o ESG como prioridade estratégica. Em Goiânia, a Sousa Andrade Construtora é um exemplo local de empresa do mercado que se compromete com altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade, sendo uma das poucas construtoras na capital chanceladas com selo internacional do Sistema B.

Em julho deste ano, a empresa renovou, ainda, certificações essenciais para manutenção dessa estrutura, incluindo normas ISO 9001 e PBQP-H, que reconhecem a qualidade da gestão e dos processos, além da ISO 14001, voltada à gestão ambiental, e da ISO 45001, que certifica os padrões de saúde e segurança ocupacional. “As conquistas são resultado de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento e refletem o compromisso da construtora com os pilares ESG, que vêm sendo incorporados de forma transversal à rotina da empresa”, explica a coordenadora de Sistema de Gestão Integrado e Pós-Obra da Sousa Andrade, Fernanda Carvalho.

Alinhadas à cultura organizacional que preza pela coerência entre discurso e prática, excelência técnica, foco na experiência do cliente e cuidado com as pessoas, as ações implementadas pela Sousa Andrade geram impactos concretos nos canteiros de obras, na gestão interna e na reputação da marca. Segundo Fernanda, esse posicionamento coloca a empresa à frente do mercado, integrando um grupo ainda restrito que já adota o ESG como um dos pilares centrais do negócio – o estudo Beon ESG em parceria com a Aberje também mostra que apenas 8% das empresas seguem essa mesma estratégia.

Ações e melhorias

Na área de governança corporativa, a Sousa Andrade promoveu melhorias que aumentam a rastreabilidade, a segurança e a transparência das operações. Destacam-se a padronização dos processos, a revisão de procedimentos internos e a implantação de monitoramentos contínuos pelas próprias equipes. A participação ativa da direção da empresa também é estratégica, garantindo decisões baseadas em dados e foco na gestão de riscos.

As ações ambientais da Sousa Andrade foram decisivas para a renovação da ISO 14001. A construtora adota um rigoroso sistema de gestão de resíduos nos canteiros, com foco em reciclagem e redução de impactos. Também investe em educação ambiental para os colaboradores e monitora, em tempo real, indicadores de consumo de água e energia, com metas claras de redução e atuação preventiva.

No eixo social, a valorização das pessoas se traduz em ações contínuas de capacitação e engajamento da equipe. Os colaboradores participam regularmente de treinamentos voltados à qualidade, segurança do trabalho, primeiros socorros e boas práticas no canteiro. Iniciativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e o engajamento efetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) fortalecem a cultura de segurança e criam ambientes mais saudáveis e participativos, nos quais o bem-estar coletivo é prioridade.

A própria metodologia de auditoria e recertificação, por sua vez, contribui para aprimorar a gestão e fortalecer a governança. “Esses processos funcionam como uma validação externa do que já buscamos internamente todos os dias: transparência, responsabilidade e melhoria contínua. Eles nos desafiam a manter padrões elevados, a registrar cada etapa do processo e a tratar com seriedade qualquer desvio”, garante a coordenadora.

Resultados tangíveis

Com uma atuação fundamentada em dados e evidências, a empresa já observa impactos positivos concretos. Entre eles, estão a redução significativa de retrabalhos e desperdícios nos processos construtivos, com ganhos diretos em produtividade e redução de custos; a melhoria das condições de segurança nos canteiros, com queda no número de acidentes e afastamentos; e o reconhecimento crescente por parte de clientes, parceiros e órgãos públicos, o que fortalece sua competitividade no mercado.

Além disso, Fernanda afirma que o aumento do engajamento e do senso de pertencimento da equipe também é um reflexo das medidas constantemente melhoradas. “As pessoas reconhecem quando há coerência entre o que a empresa comunica e o que ela pratica. Esse alinhamento fortalece a confiança, o propósito coletivo e a motivação para crescer junto”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe em suas Redes Sociais